20 de agosto de 2015

AS OBRAS DE ARMÍNIO

                                                                                                            

por George Gonsalves

       Acabo de receber o esperado lançamento da CPAD, As obras de Armínio. Dividido em três volumes, a obra alcança mais de 1.500 páginas e é uma excelente oportunidade de conhecermos de primeira mão o pensamento do teólogo holandês Jacó Armínio (1560-1609), que ousou contestar o calvinismo, doutrina dominante na Europa, na época em que viveu.

       No primeiro volume (592p), há uma breve biografia do autor e a exposição de seu entendimento sobre doutrinas bíblicas clássicas, tais como: predestinação, providência divina, livre-arbítrio do homem, graça de Deus, perseverança dos santos, certeza da salvação, dentre outras. Suas opiniões sobre estes temas causaram grande controvérsia entre os calvinistas. No segundo tomo (464p), há a explanação sobre outros tópicos importantes da fé cristã, como por exemplo: perfeição das Escrituras, natureza de Deus, criação e ceia do Senhor. Finalmente, no último volume (487p), encontramos o debate escrito entre Armínio e o calvinista Francis Junius, professor da Universidade de Leiden, além de um exame sobre o tratado do puritano William Perkins sobre a predestinação.  


     Geralmente, os discípulos não repetem completamente os ensinamentos dos seus mestres. Eles os modificam por divergências pessoais, ou por fatores externos (políticos, sociais ou econômicos). Deste modo, muitos dizem que Calvino não é calvinista, assim como John Wesley, evangelista do séc. XVIII, não é wesleyano. Com a obra do teólogo holandês, lançada pela primeira vez no Brasil pela CPAD, poderemos, enfim, responder à pergunta: Armínio é arminiano? 

4 de agosto de 2015

PENSAMENTOS SOBRE PERSEVERANÇA


“Aqueles que se deixam persuadir pela divina benevolência em seu favor são capazes de manter-se firmes nas mais variadas e prementes aflições”.
CALVINO

“Deus não nos guarda independentemente da nossa fé, mas só age mediante a nossa fé”.
WAYNE GRUDEM

“A perseverança é a virtude pela qual todas as outras virtudes frutificam”.
A.  GRÄFF

“A perseverança tudo vence e pode mais que a força”.
PLUTARCO

“Foi pela perseverança que o caracol atingiu a arca”.
CHARLES SPURGEON

“Cair sete vezes; levantar-se oito”.
PROVÉRBIO JAPONÊS

“As grandes obras são executadas não pela força, mas pela perseverança”.
SAMUEL JOHNSON

“Transportai um punhado de areia todos os dias e fareis uma montanha”.
CONFÚCIO

“Não me desencorajo, pois cada tentativa descartada é um passo a frente”.
THOMAS EDISON

“Cheguei a um ponto que não posso mais retornar”.

JIM ELLIOT

Você pode também gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...