20 de agosto de 2015

AS OBRAS DE ARMÍNIO

                                                                                                            

por George Gonsalves

       Acabo de receber o esperado lançamento da CPAD, As obras de Armínio. Dividido em três volumes, a obra alcança mais de 1.500 páginas e é uma excelente oportunidade de conhecermos de primeira mão o pensamento do teólogo holandês Jacó Armínio (1560-1609), que ousou contestar o calvinismo, doutrina dominante na Europa, na época em que viveu.

       No primeiro volume (592p), há uma breve biografia do autor e a exposição de seu entendimento sobre doutrinas bíblicas clássicas, tais como: predestinação, providência divina, livre-arbítrio do homem, graça de Deus, perseverança dos santos, certeza da salvação, dentre outras. Suas opiniões sobre estes temas causaram grande controvérsia entre os calvinistas. No segundo tomo (464p), há a explanação sobre outros tópicos importantes da fé cristã, como por exemplo: perfeição das Escrituras, natureza de Deus, criação e ceia do Senhor. Finalmente, no último volume (487p), encontramos o debate escrito entre Armínio e o calvinista Francis Junius, professor da Universidade de Leiden, além de um exame sobre o tratado do puritano William Perkins sobre a predestinação.  


     Geralmente, os discípulos não repetem completamente os ensinamentos dos seus mestres. Eles os modificam por divergências pessoais, ou por fatores externos (políticos, sociais ou econômicos). Deste modo, muitos dizem que Calvino não é calvinista, assim como John Wesley, evangelista do séc. XVIII, não é wesleyano. Com a obra do teólogo holandês, lançada pela primeira vez no Brasil pela CPAD, poderemos, enfim, responder à pergunta: Armínio é arminiano? 

2 comentários:

Wilson R. Plaza disse...

"As Obras de Arminio", publicada pela CPAD, e qual a minha surpresa, ao ir checar as partes que correspondem ao batismo, a CPAD traduz no seu Volume 2(pp.143,144) 'sprinkled with water'('aspergido com água') por 'imergido na água' e 'this sprinkling'('esta aspersão') por 'esta imersão'. Vou colocar a citação direta do original em ingles de "Works of James Arminius, Volume II., (Auburn) Derby and Miller; Bufalo Derby, Orton and Mulligan, 1853), escrito por James Nicholls e vamos mostrar a adulteração feita no texto da CPAD. Caros irmãos, a grande verdade é que James Arminius(1560-1609), o pai da soteriologia arminiana, em sua “Disputa 63”, declara:

“O batismo é o primeiro sacramento do Novo Testamento, pelo qual o povo da aliança de Deus é ASPERGIDO COM ÁGUA, por um ministro da igreja, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo - para significar e testemunhar a ablução espiritual que é efetuada pelo sangue e Espírito de Cristo... A forma de batismo externo é que a administração é prescrita, de acordo com a instituição de Deus, que consiste essas duas coisas: (1.) Que aquele que é batizado, É ASPERGIDO COM ESTA ÁGUA. (2)QUE ESTA ASPERSÃO é feita em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”(Works of James Arminius, Volume II, pp. 159-160).

Darivan Castro disse...

Em função das observações de Wilson R. Plaza (via Facebook), tendo em conta que eu já havia adquirido o recém lançamento da CPAD e que também possuo a coleção das obras de Armínio em inglês bem como o texto em latim, resolvi investigar melhor a questão e devo concordar que a editora assembleiana realmente "pisou na bola" uma vez mais.

Como não sou Arminiano e muito menos Calvinista (mas, como diz um renomado escritor americano, cuja obra estamos traduzindo, "apenas um Biblicista") não tomarei as dores dos Arminianos e não me aproveitarei da situação para tripudiar da "desgraça alheia", como alguns Calvinistas já estão fazendo; contudo, devo admitir que a irresponsabilidade dos editores da obra no Brasil é inaceitável e dá vazão à duras críticas. Entrei em contato com a editora esta semana, mas até o momento não obtive resposta.

Caso queiram visualizar os scans dos textos em inglês e em latim, bemo como os da tendenciosa tradução assembleina, acessem os links abaixo.

Em Cristo,

D. S. Castro.

http://apologeticacristahoje.blogspot.com.br/2015/09/irresponsavel-e-tendenciosa.html

http://apologeticacristahoje.blogspot.com.br/2015/09/colecao-as-obras-de-arminio-mais-um.html

Você pode também gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...