29 de agosto de 2014

JOHN SMITH, MISSIONÁRIO ENTRE OS ESCRAVOS

COROAS DE GLÓRIA, LÁGRIMAS DE SANGUE
AUTORA: EMILIA VIOTTI DA COSTA
ED. CIA. DAS LETRAS, SÃO PAULO- SP, 1998, 415p.





por George Gonsalves

Excelente livro de uma das mais importantes historiadoras brasileiras, Emilia Viotti da Costa, que lecionou na Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

A obra discorre sobre a rebelião dos escravos em Demerara, na Guiana Inglesa, no ano de 1823. No centro deste conflito estava um missionário evangélico: o jovem inglês John Smith. Ele havia se candidatado para evangelizar os escravos na então colônia inglesa. Altruísta, o missionário se indignou com a crueldade dispensada aos negros e ganhou a simpatia deles, a ponto de encher a sua congregação com algumas centenas de fiéis.  

Como alguns dos rebelados faziam parte da sua igreja, Smith foi acusado de insuflá-los. Com isso, ele foi preso e, doente,  acabou morrendo na prisão aos 34 anos de idade. Sua determinação, coragem e compaixão me tocaram muito. 
John Smith (1790-1824)
Emilia Viotti consegue tecer com maestria a trama histórica, tentando desnudar os principais agentes envolvidos: fazendeiros, escravos e missionários.  

       O historiador João José Reis fez uma correta avaliação deste livro:
  
    "Ao abordar a história miúda, vivida com intensidade por indivíduos carregados de conflitos íntimos, Viotti empresta credibilidade a seus personagens, tornando-os agentes dinâmicos dos acontecimentos que interpreta. Ao mesmo tempo insiste em que escravos, senhores, feitores, missionários, abolicionistas, administradores coloniais e metropolitanos estavam imersos num mundo maior, submetidos a forças históricas que não controlavam completamente".

Nenhum comentário:

Você pode também gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...