26 de dezembro de 2013

A TRAVE E O CISCO



      Recentemente reli o famoso texto em que Jesus censura a natureza crítica do ser humano com os erros do próximo, ao mesmo tempo em que relata a nossa dificuldade em enxergar os próprios erros. O que me chama atenção no texto é que, apesar de estar com uma ‘trave’ dentro do olho (o que imaginamos deve causar um enorme desconforto), a pessoa citada ainda assim é capaz de apontar ‘ciscos’ ou erros de menor dimensão na vida do outro.
     Um dos motivos que leva a Bíblia a destacar a importância de congregar é certamente a necessidade de sermos exortados mutuamente (I Tes 5:11, Heb 3:13 etc.). Um cristão que se afasta do convívio dos demais, ou que não se fixa em uma congregação específica, acaba perdendo a oportunidade de se expor à correção. Deus usa a instrumentalidade de seus servos quando quer exortar um fiel, e não apenas a sua Palavra. Eventualmente, até mesmo descrentes podem ser úteis ao Senhor neste papel e não nos cabe desprezar a exortação coerente, ainda que vinda de alguém de caráter duvidoso.
   Em minha experiência de vida tenho percebido que as pessoas mais habilidosas e perspicazes em criticar os outros normalmente tem dificuldade de aceitar repreensões e exortações. Talvez gastem tanto tempo examinando o proceder dos outros que sobra pouco tempo para o auto-exame. Estas são normalmente fechadas para receber críticas. Em outro extremo encontram-se os que evitam exortar para não desagradar, ou mesmo porque ao repreenderem o erro do outro, abrem a possibilidade de serem também criticados, o que obviamente não desejam.
      O ensino correto da Escritura nos mostra que devemos ser humildes e abertos a críticas e exortações, e ao mesmo tempo pesa sobre nós a responsabilidade de corrigir com mansidão aqueles que estão no erro. Que o Senhor nos conceda graça, equilíbrio e coragem para não nos furtarmos destas importantes tarefas em nossas congregações.

        Em Cristo,

        Carlos Alberto Figueiredo Júnior

Nenhum comentário:

Você pode também gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...