11 de junho de 2013

SUPERANDO A TRISTEZA E A DEPRESSÃO COM A FÉ

SUPERANDO A TRISTEZA E A DEPRESSÃO COM A FÉ
AUTOR: RICHARD BAXTER
ARTE EDITORIAL, 2008, 96 p.


por George Gonsalves

    Richard Baxter (1615-1691) foi um pastor por excelência. Em seu livro mais conhecido, Pastor aprovado, ele afirma que um ministro do evangelho não pode se limitar a apenas pregar publicamente mas, deve pessoalmente visitar os irmãos e discipulá-los. Ele mesmo fez isso por 19 anos na vila de Kiddeminster, na Inglaterra.
  Sua preocupação pastoral é notória na obra que passo a comentar. Ele procurou apontar as principais causas de abatimento em um cristão. Escreve sobre o pecado e a falta de fé, mas também não esquece de mencionar problemas físicos que podem acarretar sentimentos de tristeza e melancolia excessivos. No último capítulo, Ajuda para os depressivos, fornece conselhos importantes para que um cristão saia de uma depressão.
  Sua perspectiva, embora limitada, é correta: o cristão é corpo e alma, e estas duas partes de nosso ser devem ser cuidadas para que tenhamos uma vida vigorosa.
    A obra é curta, mas com uma edição muito bem cuidada. Vem acompanhada de uma introdução pelo psiquiatra Uriel Heckert, posfácio do Pr. Cláudio Marra, além de notas do psicólogo Ageu Heringer Lisboa. Deveria ser lida por todos os líderes cristãos.

Um comentário:

Patricia Galis disse...

Gostei da indicação vou ler sim.

Você pode também gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...