23 de abril de 2013

PAIXÃO PELA VERDADE

PAIXÃO PELA VERDADE – a coerência intelectual do evangelicalismo
AUTOR: ALISTER McGRATH
Shedd Publicações, 2007, 239p.


por George Gonsalves

Em 1997, este livro foi premiado pela editora Christianity Today como o livro do ano. O prêmio se justifica. Trata-se de uma excelente obra escrita por um dos mais respeitados intelectuais no mundo evangélico, Alister McGrath, professor de teologia em Oxford.  
     McGrath ataca posições filosóficas contemporâneas como o pós-liberalismo e o pós-modernismo: “a sabedoria da moda atual rapidamente torna-se a moda descartada de amanhã” (p. 59). Argumenta, ainda, que o evangelicalismo é um ramo intelectualmente importante para o mundo acadêmico. Mas, destaca que é preciso um coração aquecido por Deus para termos uma teologia sadia: “Não é a teologia que faz brotas um avivamento [...] Uma igreja sem nenhum senso de visão e propósito, com falta de quaisquer expectativas do que Deus poderia fazer com ela, leva inevitável e diretamente a teologia cansada, fora de foco e irrelevante” (p. 12/13).
      O livro é muito bem escrito, combinando argumentação sofisticada com linguagem acessível a um leigo. Destaque para o capítulo 1: “A singularidade de Jesus Cristo” e o capítulo 2: “A autoridade da Escritura”.
                   

           
         














Nenhum comentário:

Você pode também gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...