20 de fevereiro de 2013

O ELEITO DE DEUS: POLÍTICA E RELIGIÃO NO SÉCULO XVII


O ELEITO DE DEUS
AUTOR: CHRISTOPHER HILL
COMPANHIA DAS LETRAS, 1988, 279p.


por George Gonsalves

Um dos livros sobre a revolução inglesa do século XVII, também conhecida como revolução puritana, escrita por Christopher Hill (1912-2003), um dos maiores expoentes da história social. Outros publicados em português são: O Mundo de Ponta-Cabeça, Origens Intelectuais da Revolução Inglesa, A Bíblia Inglesa e as Revoluções do Século XVII, A Revolução Inglesa de 1640 e O século das revoluções.
        O eleito de Deus retratado na obra é Oliver Cromwell (1599-1658), um dos personagens mais importantes da história da Inglaterra, inclusive da igreja cristã inglesa. O livro narra com brilhantismo a vida do general do exército inglês que se tornou um dos articuladores da revolução inglesa e que culminou com a execução do rei Carlos I, em 1649.
A obra deve ser lida por aqueles que estudam a história da igreja, porquanto a revolução do século XVII foi muito influenciada pelo movimento puritano, de orientação calvinista. Basta lembrar que John Owen, um dos principais teólogos puritanos, foi o braço direito de Cromwell para assuntos eclesiásticos. Portanto, política e religião estão profundamente entrelaçados neste movimento. 
Cromwell é um personagem que atrai opiniões muito divergentes. Por um lado, lutou contra o poder opressor do rei e contra a intolerância religiosa na Inglaterra. Por outra parte, promoveu massacres contra grupos que não se moldavam a suas diretrizes de governo. Todas estas facetas são descritas de forma apaixonada pelo autor.         
       
                

         
       



Nenhum comentário:

Você pode também gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...