21 de janeiro de 2013

NO PODER DO ESPÍRITO


NO PODER DO ESPÍRITO
AUTORES: WILLIAM W. MENZIES & ROBERT P. MENZIES
ED. VIDA, 2002, 270p.


    Há muita ignorância no meio evangélico sobre a teologia pentecostal clássica. Muito disso talvez se dê por causa da emergência do movimento neo-pentecostal, que trouxe graves prejuízos à igreja brasileira. Contudo, o pentecostalismo tem um labor teológico importante. Donald Gee, Myer Pearlman e Donald Stamps, por exemplo, são alguns dos expoentes importantes de uma fase mais antiga do movimento pentecostal. J. Rodman Williams, Stanley Horton, William Menzies e Robert Menzies, por sua vez, são teólogos pentecostais mais recentes, contudo ainda comprometidos com os fundamentos sólidos da teologia cristã.
    Nesta obra, William (falecido em 2011) e Robert Menzies (doutor pela Aberdeen University) procuram demonstrar em que bases teológicas se assentam o movimento pentecostal, procurando responder a argumentos contrários à sua exposição. Aliás, o subtítulo do livro indica sua intenção: “fundamentos da experiência pentecostal – um chamado ao diálogo”. Na primeira parte, intitulada “Fundamentos teológicos”, os autores discutem hermenêutica e exegese com teólogos não pentecostais como James Dunn e Gordon Fee. Há também um excelente resumo sobre a história do pentecostalismo moderno, incluindo considerações sobre o movimento Holiness e as conferências de Keswick.
     Na segunda parte (Declarações teológicas), há a discussão de temas caros ao pentecostalismo clássico como: línguas como evidência, cura na expiação e dons espirituais.
     Livro bem escrito. Muito útil para pentecostais e não pentecostais.
George Gonsalves

Nenhum comentário:

Você pode também gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...