26 de novembro de 2012

LIVRO SOBRE O REFORMADOR JOHN KNOX


JOHN KNOX – O PATRIARCA DO PRESBITERIANISMO
AUTOR: WALDYR DE CARVALHO LUZ.
ED. CULTURA CRISTÃ, 2001, 224p.

   Livro importante, pois, em comparação com outros reformadores, há pouco material no Brasil sobre John Knox, que liderou a reforma na Escócia no século XVI. Só recentemente foi lançada a obra A poderosa fraqueza de John Knox, pela Editora Fiel.   
    O autor do livro, o Dr. Waldyr de Carvalho Luz, é pastor jubilado da Igreja Presbiteriana e um dos grandes intelectuais do meio evangélico. Seu maior trabalho foi a primeira tradução(do latim) de As Institutas da Religião Cristã, de Calvino, para o português. Contudo, a sua erudição torna a leitura de John Knox pouco prazerosa. O texto é excessivamente rebuscado e adjetivado. Cito um trecho em que ele descreve o biografado: “Graças a sua poderosa dialética, a sua eloquência fremente, a sua privilegiada inteligência, a sua notável presença de espírito [...] Estava ele no auge de seus poderes intelectuais, ardoroso como sempre, diligente e operoso, dinâmico e incansável...” (p. 205).  
     Knox aparece ao longo do livro mais como uma hábil figura política que um pregador incansável do evangelho. Não é dada muito importância a teologia que adotava. Contudo, é recomendável para quem deseja se aprofundar na riquíssima história da Reforma Protestante do século XVI.   
  George Gonsalves

Nenhum comentário:

Você pode também gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...