6 de outubro de 2012

LIVRO SOBRE A REFORMA PROTESTANTE


NASCIMENTO E AFIRMAÇÃO DA REFORMA
AUTOR: JEAN DELUMEAU
ED. PIONEIRA, 1989, 384p.


     No mês da Reforma Protestante comento a obra clássica de um dos maiores historiadores de nosso tempo: o francês Jean Delumeau. Ele é conhecido por outros grandes livros como História do Medo no Ocidente, O Pecado e o Medo, e sua trilogia sobre a história do paraíso (Jardim de Delícias, Mil Anos de Felicidade e O que Sobrou do Paraíso?).
        Aqui, Delumeau procura colocar a Reforma dentro de seu contexto político, econômico   e social, mas sem esquecer os pensamentos doutrinários que a permearam como: justificação pela fé e sacerdócio universal. Também procura delinear o avanço do protestantismo em lugares como França, Boêmia e Países Baixos.
                No livro há ótimos capítulos dedicados a Lutero e Calvino, mas aqui reside o ponto mais fraco do livro. Ele ignora completamente a chamada Reforma Radical, encampada pelos anabatistas adeptos da doutrina pacifista. Infelizmente, Miguel Sattler, Menno Simons, Hans Denck, Feliz Manz, dentre outros líderes, não foram objeto do estudo do historiador francês.
                Outrossim, no início da obra há uma extensa bibliografia sobre a Reforma, dividida por assunto e países, e no final um interessante estudo sobre causas da Reforma, incluindo o capítulo “Protestantismo e capitalismo” e orientações de pesquisa.         
            Delumeau arrisca um palpite sobre uma importante causa da Reforma. Para ele, o protestantismo foi uma eclosão de um desejo de renovação dentro do próprio catolicismo. Deste modo, haveria uma semelhança entre as reformas católica e protestante: o desejo de uma piedade mais comprometida com o evangelho.
 George Gonsalves


Nenhum comentário:

Você pode também gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...