13 de setembro de 2012

MARTINHO LUTERO, UM DESTINO


MARTINHO LUTERO, UM DESTINO
AUTOR: LUCIEN FEBVRE
ED. TRÊS ESTRELAS, 2012, 360p.
         Finalmente publicado no Brasil a obra clássica do historiador Lucien Febvre (1878-1956), 84 anos depois da edição francesa e 48 anos após a portuguesa. Já havia comentado uma edição portuguesa (Edições Asa, 1994) neste blog. Ver postagem.
O livro foca no Lutero “expansivo” que, segundo o autor, “de 1517 a 1525 desempenha na cena do mundo, com tanta força, o seu papel de profeta inspirado.” Febvre, um dos fundadores da Escola dos Annales, estuda Lutero dentro de meio social para perceber suas escolhas e limites de atuação.
No prefácio à segunda edição do livro, em 1951, Febvre descreveu sua obra: “Expliquei, o melhor que pude, o jovem Lutero, a sua força e o seu entusiasmo, e tudo o que ele trazia de novo ao mundo, sendo ele quem era. Ele, obstinadamente. Nada mais que ele. Tudo o que ele trazia? Uma nova maneira de pensar, de sentir e de praticar o cristianismo, que, não podendo ter sido esmagada no ovo, nem avalizada tal qual, nem digerida amigavelmente pelos chefes da Igreja, se tornou, por si mesma e muito naturalmente, numa religião nova, num ramo novo do velho cristianismo.”          
                Lucien Febvre é um historiador que escreve com paixão e com grande habilidade narrativa. Coloca o leitor na cena do evento. Pode-se discordar da sua opinião, mas seu texto cativa os que o leem. Livro excelente!
                               George Gonsalves

                 
               


Nenhum comentário:

Você pode também gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...