7 de setembro de 2012

CADA UM TOME A SUA CRUZ




“... Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo e tome a cada dia sua cruz e siga-me...” (Lucas 9:23).

        Eis um texto que muitos de nós parecemos tantas vezes não compreender ou até mesmo ignorar.
        Se alguém quiser vir após mim...
     Passei parte de minha vida cristã ouvindo mensagens de renuncias e negação de si mesmo. Longas exposições seguidas de termos bíblicos, exemplos e testemunhos. No entanto, o que sempre aguçou minha curiosidade foi o desejo de saber o que seria na prática essa cruz. Afinal, falavam-se muito em negação da vontade própria, do ego, mas nunca as consequências reais dessa abnegação.
   Passei muito tempo pensando nessa afirmação, não muito agradável para nós, principalmente nos dias de hoje, em que reina a teologia das bênçãos, da prosperidade que parece não combinar nada com a doutrina da cruz.
      Então eu pensei no meu Mestre mais uma vez e lembrei porque devemos ir após Ele também. Recordei o sofrido e humilhante caminho do Gólgota e confesso que dois sentimentos invadiram meu coração nesse momento: comoção e vergonha.
        Comoção por tanto sofrimento, tanta dor. Mesmo sem merecer, Ele suportou tudo aquilo por amor de nós, ele levou a sua e a minha cruz.
       Vergonha porque aparentando fraqueza mostrou-se forte, e mesmo em meio à dor, não se esquivou da missão de pregar e falou àquelas mulheres que choravam por Ele.
        Finalmente meu maior conflito: O que seria essa cruz? Para Jesus, um lenho onde seria efetuada a sua sentença, e para nós?
     Conclui que muitas podem ser as nossas cruzes: um filho nas drogas, um parente que nos causa dor e problemas, uma enfermidade, opositores e perseguidores... Enfim, entendi que a questão mais importante não é saber o que é a cruz, mas se estamos como verdadeiros cristãos dispostos a levá-la. Entendendo que se fomos inseridos nessa realidade é responsabilidade nossa e de mais ninguém...
         Jesus deu o exemplo: Ele carregou a sua cruz... E nós? Estamos fazendo o mesmo?


            Silvana Sales

Nenhum comentário:

Você pode também gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...