22 de junho de 2012

AUTOBIOGRAFIA DE JOHN BUNYAN


GRAÇA ABUNDANTE AO PRINCIPAL DOS PECADORES
AUTOR: JOHN BUNYAN
ED. FIEL, 2012, 161p.

                Grande lançamento da Editora Fiel. Trata-se da autobiografia de John Bunyan (1628-1688), um dos autores cristãos mais lidos em todos os tempos. Sua obra magna O progresso do peregrino é um dos livros mais vendidos da história.
                Em Graça abundante Bunyan se detém principalmente nos conflitos interiores que travou antes de sua conversão. Em certo trecho ele diz: “Mas o pecado original e a corrupção interior – que eram a minha desgraça e aflição – era o que eu via se manifestar dentro de mim, de modo terrível” (p. 51).
                Uma das partes mais emocionantes do livro está na narrativa da descoberta que Bunyan fez da graça divina: “Onde a culpa é mais terrível e veemente, ali a misericórdia de Deus em Cristo, quando outorgada à alma, se mostra mais sublime e poderosa” (p. 123). Infelizmente, ele dá pouco destaque aos doze anos em que esteve preso.
                Ao ler a história de Bunyan percebo quanto estamos distantes do seu espírito. Sua devoção às palavras de Deus é inspiradora para uma época em que a Escritura é relegada a segundo plano. Seu corajoso compromisso com a santidade é exemplar, mesmo diante do sofrimento. Ao refletir sobre sua prisão, ele escreve: “estou nesta situação por amor à Palavra e aos caminhos de Deus; logo, estou comprometido a não esquivar-me disso nem por um milímetro” (p. 152).                       
                O livro é escrito com uma alta dose de melancolia e angústia, mas vale a pena ser lido por todos que desejam aprender com John Bunyan, homem de grande sensibilidade espiritual.  
                               George Gonsalves

Um comentário:

Patricia Galis disse...

ótima dica vou tentar ler logo, Deus abençoe.

Você pode também gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...