20 de março de 2012

HISTÓRIA ECLESIÁSTICA DE EUSÉBIO

HISTÓRIA ECLESIÁSTICA
AUTOR: EUSÉBIO DE CESARÉIA
EDITORA NOVO SÉCULO, 1999, 347p.

Capa de nova edição

             Eusébio nasceu por volta do ano de 265, tendo falecido em 339. Foi bispo da cidade de Cesareia e é considerado o "pai da história da igreja". Justo González chegou a afirmar que se Eusébio não tivesse feito outra coisa em sua vida, além de escrever História Eclesiástica, isso já seria suficiente para ele ser contado entre os "gigantes" da igreja no século IV. Segundo o historiador Sérgio da Mata, a obra também é o "primeiro grande empreendimento historiográfico voltado para o campo religioso" (História e religião, Ed. Autêntica, 2010, p. 35).
           A importância da obra é inegável. Traz relatos importantes sobre o início da igreja cristã até a subida do imperador Constantino ao poder, incluindo histórias de inúmeros mártires. Contudo, como observou Michel de Certeau: "toda interpretação histórica depende de um sistema de referência". Ora, Eusébio era amigo de Constantino. Daí sua visão da história ser amplamente benéfica a este imperador romano. Para ele, Constantino foi levantado por Deus para "salvar" a igreja das perseguições sofridas. Era o "defensor dos bons", "humaníssimo imperador" e "vencedor máximo".
      Deste modo, Eusébio descreve de maneira ácida movimentos de cristãos que protestavam contra a crescente hierarquização e mundanismo da igreja de Roma, como os montanistas e novacianos. Fecha os olhos ao gradativo afastamento da cristandade do modelo apostólico e aos inúmeros pecados atribuídos a Constantino.
             História Eclesiástica  é imprescindível para entendermos o meio social e político em que se encontrava a igreja cristã em seu início. Mas, devemos ter em mente que o seu autor era membro de uma igreja que já negava aspectos fundamentais da ética cristã e que usufruía o poder econômico e político de seu tempo.       
George Gonsalves

Nenhum comentário:

Você pode também gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...