28 de fevereiro de 2012

LUTO NA IGREJA: MORRE ROBINSON CAVALCANTE

Bispo Robinson Cavalcante 
Recebi hoje a notícia da morte brutal de Robinson Cavalcante, 68 anos, bispo da Igreja Anglicana em Recife, e de sua esposa, Miriam Cotias Cavalcanti. Eles foram assassinados a facadas no último domingo (26/02). Segundo informações colhidas pela polícia, o principal suspeito é o filho adotivo do casal, Eduardo Olímpio Cotias Cavalcanti, 29 anos, que era dependente de drogas e estava na cidade de Olinda há aproximadamente quinze dias. Ele morava na Flórida, nos Estados Unidos, onde teve passagens na cadeia por posse de drogas.  
     Robinson, que era cientista político e que atuou como reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), publicou horas antes de sua morte no site Pavablog o seu último texto, intitulado: "Um caso de milenarismo negro 'protestante' no Brasil Império" (http://www.pavablog.com/2012/02/27/um-caso-de-milenarismo-negro-protestante-no-brasil-imperio/). A revista Ultimato que publicava artigos de Robinson traz em sua página na internet um texto seu sobre sua própria vida e fé, disponível em http://www.ultimato.com.br/conteudo/a-fe-de-robinson-cavalcanti
Li alguns textos seus publicados na revista Ultimato e trechos daquele que, talvez, seja  seu livro mais conhecido: Cristianismo e Política - teoria bíblica e prática histórica, publicado pela Editora Vinde e CPPC. Cito trechos do prefácio desta obra: 

       "A resposta ao novo não está no velho, mas no eterno. Muitos porém confundem o velho     (que foi novo quando surgiu) com o eterno".

      "A Bíblia tem a resposta para a vida dos homens. Se ela antes não falou é porque não foi perguntada, ou porque temeram sua resposta".

       "Hoje, quando somos chamados à vivência de um discipulado integral, somos desafiados a nos inquietar, a substituir a falsa paz da alienação pelo desconforto da verdade". 

  Mas, o que mais me chamou a atenção e me emocionou enquanto folheava hoje o meu exemplar de Cristianismo e Política  (2ª edição atualizada, de 1988), foi a dedicatória que Robinson fez: "Ao meu filho EDUARDO".     

Diante de tudo isto devemos:
         ORAR, pelos familiares e amigos;
CHORAR, pela saudade dos que se foram;
SILENCIAR, diante de Deus. 
    George Gonsalves

2 comentários:

Juliana / Compartilhando Missões disse...

Visite meu blog
e siga-o
http://compartilhandomissoes.blogspot.com
Em Cristo
Juliana

ROBSON SILVA disse...

Paz,

Seguindo este blog via Prossigo para o Alvo...

Faça-nos uma visita.

http://prossigo.blogspot.com

Abraços!

Robson Silva
PPA

Você pode também gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...