30 de dezembro de 2011

ESTOU MUDANDO


      Aprendi algumas coisas importantes nesse ano de 2011 que gostaria de compartilhar.

      Aprendi que o Senhor sabe tudo. A verdade é de Deus, por isso certa vez falou o profeta: "Senhor, tu o sabes" (Ez. 37:3). A importância disso é que passei a olhar para o outro com mais humildade. Logo, quem pensa diferente de mim não precisa ser meu inimigo (até porque o outro pode estar certo).

      Aprendi que somos diferentes mas, enquanto crentes no Senhor Jesus somos iguais.

     Aprendi que muito do que defendia era parte de uma tradição "evangélica" ou de uma leitura condicionada pela minha denominação, e que o tempo não valida um equívoco.

   Aprendi que as denominações são instituições criadas por homens (por isso são imperfeitas), mas Deus criou a igreja (sem mácula) da qual todos os que foram comprados por Jesus fazem parte.

     Aprendi que o meu próximo pode ser qualquer um, inclusive o descrente ou o ateu, e que as nossas obras devem ter por base o amor.
 
    Aprendi que não tenho que ganhar almas para a minha congregação, mas divulgar e pregar o evangelho a tempo e fora de tempo, cumprindo uma ordem de Jesus. Aprendi que nem mesmo posso ganhá-las para Jesus, porque isso é obra do Espírito Santo e não minha.

    E aprendi que não só estou mudado, mas que estou mudando, prosseguindo para conquistar a perfeição que é aquilo para o qual fui conquistado por Cristo Jesus (Fil. 3:12).
Em Cristo, o Senhor.

Roberto Pereira







29 de dezembro de 2011

ELES DEIXARAM SAUDADES

            Em 2011 a igreja cristã perdeu alguns de seus preciosos membros. Faço menção a pelo menos três deles que marcaram a história da igreja:                                                    
                                                         
DAVID WILKERSON. Nascido em 19 de maio de 1931, no Texas e faleceu em 27 de abril, nos Estados Unidos. Pastor Wilkerson passou a primeira parte do seu ministério, aproximando-se de membros de gangues e viciados em drogas em Nova Iorque, como disse em seu livro, o best-seller "A Cruz e o Punhal".

Seu trabalho deu o start no mundo às atividades cristãs de recuperação de dependentes químicos, por meio de centros de recuperação. Em 1971, começou a World Challenge, Inc. como um guarda-chuva para suas cruzadas, conferências, evangelismo e outros ministérios.

A Igreja de Times Square foi fundada sob os parâmetros do grupo em 1987. Atualmente ela é liderada pelo pastor Carter Conlon e tem mais de 8 mil membros.

Em português há várias obras de David Wilkerson: "Depois da cruz e o punhal" (Vida), "Tocai a trombeta em Sião" (CPAD), "Faminto por mais de Jesus" (CPAD), "David Wilkerson exorta a igreja" (Vida), dentre outras.

Veja último devocional de David Wilkerson postado no dia de sua morte:



JOHN STOTT. Nascido em 27 de abril de 1921 e falceu em 27 de julho, na Inglaterra. Foi pastor anglicano, conhecido como uma das grandes lideranças mundiais evangélicas. Foi capelão da coroa britânica de 1959 a 1991.

Stott tornou-se ainda mais conhecido depois do Congresso de Lausanne, em 1974, quando se destacou na defesa do conceito de Evangelho Integral – uma abordagem cristã mais ampla, abrangendo a promoção do Reino de Deus não apenas na dimensão espiritual, mas também na transformação da sociedade a partir da ética e dos valores cristãos.

Em 1982, fundou o London Institute for Contemporary Christianity. Escreveu cerca de 40 livros, entre os quais “Cristianismo Básico” (Ultimato), ”Porque Sou Cristão” (Betrand Russell) "Ouça o Espírito, ouça o mundo" (ABU), A cruz de Cristo (Vida) e Por que sou cristão (Ultimato) e outros. O primeiro vendeu mais de 2 milhões de cópias e foi traduzido em mais de 60 línguas.

Billy Graham chamou John Stott de “o mais respeitável clérigo no mundo hoje”. Sua influência fez com que a revista Time o colocasse na lista das 100 pessoas mais influentes do século XX.

Veja vídeo sobre a vida de John Stott:



WILLIAM MENZIES. Nascido em 1931, faleceu no dia 15 de agosto, nos Estados Unidos. Menzies foi missionário e educador na AD nos EUA e, ao lado de Stanley Horton, notabilizou-se como um dos grandes nomes da Teologia Pentecostal.

Aos 25 anos de idade, foi ordenado ao ministério pastoral. Em seu profícuo ministério, fundou e pastoreou igrejas em Michigan (1954-1958) e Iowa (1963-1964).

Desde cedo em seu ministério Menzies se destacou como ensinador, lecionando em três escolas teológicas da AD norte-americana: Central Bible College (1958-1970), Evangel College (1970-1980 e 1987) e no Theological Seminary (1980-1984).

Menzies foi designado como consultor teológico de várias comissões do Concílio das Assembleias de Deus dos EUA, editou a revista de jovens da denominação em seus primeiros anos e escreveu a história autorizada da AD norte-americana em 1971, uma adaptação de sua tese de doutorado. Em 1970, fundou com Vinson Synan e Horace Ward a Society for Pentecostal Studies (Sociedade para Estudos Pentecostais), sendo o seu primeiro presidente e o primeiro editor de seu jornal “Pneuma”, de 1979 a 1983.

Dr. Menzies foi um grande incentivador da obra missionária, tendo, inclusive, viajado por todos os EUA e Europa, e grande parte da América do Sul e Ásia, para ministrar Missiologia, formando milhares de missionários. Em sua estada missionária nas Filipinas no final dos anos 80, fundou ali o Asia Pacific Theological Seminary, sobre o qual presidiu e foi chanceler, até meados dos anos 90. Menzies foi convidado frequente para participar na formação de vários comitês de Laussane, desde a sua participação na segunda edição da Consulta, em 1984. Em 1986, ele foi nomeado editor consultivo da revista “Christianity Today”, na época a principal revista evangélica dos EUA.

Menzies também foi vice-presidente da Comissão Editorial norte-americana que trabalhou na elaboração original dos comentários da Bíblia de Estudo Pentecostal (BEP), lançada no Brasil em 1995. Professor Menzies é também autor de várias obras teológicas, dentre elas “Doutrinas Bíblicas” (CPAD), em co-autoria com o renomado teólogo pentecostal Stanley Horton e "No Poder do Espírito" (Ed. Vida) em co-autoria com seu filho Robert Menzies.


George Gonsalves
Fontes:






















28 de dezembro de 2011

LIVROS QUE ME TOCARAM EM 2011


      Em 2011 tive alguns encontros com uma paixão que tenho há anos: os livros.
      Cito alguns que neste ano me ensinaram, emocionaram e corrigiram meus caminhos. Eles estão dispostos em ordem cronológica de leitura:

Para que serve Deus. Philip Yancey. 2010, Mundo Cristão.
História e religião. Sérgio da Mata. 2010. Autêntica;
Spurgeon: uma nova biografia. Arnold A. Dallimore. PES; 
História Eclesiástica. Eusébio de Cesaréia. 1999. Novo Século;
Quando nosso mundo se tornou cristão. Paul Veyne. 2010. Civilização Brasileira;
Bonhoeffer, um mártir. Craig J. Slane. 2007. Vida;
História da morte no Ocidente. Philip Ariès. 2003. Ediouro;
Completando as aflições de Cristo. John Piper. 2010. Shedd Publicações;
O debate sobre Deus. Terry Eagleton. 2011. Nova Fronteira;
Por que as máscaras caem. David Desteno & Piercarlo Valdesolo. 2011. Campus; 
A tentação do cristianismo. Luc Ferry & Lucien Jerphagnon. 2011. Objetiva;
A vocação espiritual do pastor. Eugene Peterson. 2006. Mundo Cristão;
Cartas natalinas à mãe. Rainer Maria Rilke. 2007. Globo. 

George Gonsalves
   

24 de dezembro de 2011

PRIMEIRO NATAL


"The First Noel" (conhecida por vezes como The First Nowell ou simplesmente Noel) é uma música tradicional inglesa de Natal, provavelmente do século XVIII.

22 de dezembro de 2011

NOITE DE NATAL, NOITE SEM IGUAL


Houve uma noite de encanto
não era muito frio, nem muito quente
mas tudo foi tão diferente

O inefável aconteceu
o mistério não mais se escondeu
o menino se nos deu

Anjos cantando para pastores
homens prostrados ante um menino
o Rei em uma manjedoura

Céu e terra, Deus e os homens
o eterno e o agora
juntos, nesta hora

Poetas narram o indizível
artistas esculpem o indescritível
mas, não há poesia ou música
escultura ou pintura
que descreva a excelsa graça
dessa noite tão bela

Jesus nasceu
e com ele, a esperança
alegremo-nos e o reverenciemos

Nunca houve uma noite como aquela

George Gonsalves

17 de dezembro de 2011

O AMOR NÃO PODE SER TERCEIRIZADO


    O amor está sendo terceirizado. Encontramos uma genial maneira de gastar dinheiro com as pessoas, sem nos envolvermos com elas, mesmo aquelas que estão sob nossa responsabilidade diante de Deus.
    Desde cedo, entregamos nossos pequeníssimos filhos aos cuidados de alguma creche ou de uma babá. Afinal, precisamos "ganhar a vida" (será que não a estamos perdendo?). Depois, os entregamos aos cuidados de sobrecarregados professores durante o dia. À noite, os cristãos os colocam na sala de culto para crianças. Se algo não der certo, há muitas pessoas a quem podemos culpar, excluindo a nós mesmos, claro.
   Um colega, membro da igreja, disse-me que não acompanhou o crescimento de uma das filhas (na época com seis anos de idade) e não queria que o fato se repetisse com a segunda filha, que contava com um aninho. Afirmou que poderia trabalhar menos, mas... Anos se passaram. Nada mudou. Continua trabalhando como um louco, enquanto suas filhas continuam a crescer com a sua ausência.
   Visitei algumas vezes uma senhora que estava em um asilo. Emocionada, disse-me que estava melhor ali do que na casa de sua irmã. Lá, não era respeitava pelos membros mais novos da família. Conversei com outra senhora do asilo. Sua filha está no Rio de Janeiro. Ela, talvez, pague a conta do lugar.
    Passamos muito tempo longe daqueles quem mais precisam de nós: filhos, pais e avós. E isto, pensamos, é para o benefício deles. Afinal, lutamos para ganhar dinheiro que dê a eles conforto, lazer, bons colégios, etc. Pensamos que estas coisas são as mais importantes para eles. Mas, o que eles realmente precisam é de nós mesmos. Bons colégios não substituem bons pais. Laptops e iPads não podem estar no lugar de uma boa conversa de pai para filho. Os asilos não podem oferecer aquilo que só um filho ou um neto podem dar: atenção, ouvidos e carinho.
    Na Bíblia tudo está claro: prestaremos contas a Deus de como tratamos nossos familiares. No Antigo Testamento temos este mandamento: "Honra teu pai e tua mãe" (Êxodo 20:12). No Novo, o apóstolo Paulo afirma: "Se alguma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiro a exercer piedade para com a própria casa e a recompensar a seus progenitores; pois isto é aceitável diante de Deus" (I-Timóteo 5:4). E ainda: "Se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente" (I-Timóteo 5: 8).
    Não entreguemos, pois, a outrem o que é de nossa responsabilidade. Amor não pode ser comprado, nem terceirizado.
George Gonsalves

15 de dezembro de 2011

PROGRAMA PALAVRA VIVA EM NOVO DIA E HORÁRIO




               O programa Palavra Viva, apresentado por Roberto Pereira e George Gonsalves, mudou de dia e horário.
               Antes apresentávamos às terças-feiras, de 22 até às 23:00h. Agora estaremos aos domingos, das 15 até às 16:00h, na FM Rádio Vida, em Fortaleza, 102,9.
               Você é nosso convidado para ouvir boa música e compartilhar a Palavra de Deus. O programa poderá ser ouvido on-line através do endereço: http://radiovidafortaleza102.blogspot.com/  

            Ouça, participe e divulgue!

           

10 de dezembro de 2011

TEOLOGIA DOS REFORMADORES

TÍTULO: TEOLOGIA DOS REFORMADORES
AUTOR: TIMOTHY GEORGE
Edições Vida Nova, São Paulo-SP, 2004, 339p.


        O autor trata especificamente da vida e obra de quatro importantes teólogos da Reforma Protestante, no século XVI. O primeiro é visto no capítulo 3 - Ansiando pela graça: o alemão Martinho Lutero. Depois, lemos sobre o reformador de Zurique, na Suiça: Ulrich Zuínglio (cap. 4 - Algo corajoso para Deus). Passamos pelo teólogo francês que participou da Reforma em Genebra: João Calvino (cap. 5 - Glória a Deus) e terminamos com Menno Simons, líder anabatista na Holanda (cap. 6 - Nenhum outro fundamento).

       A obra ainda traz uma ótima introdução e um capítulo que nos coloca no cenário preparado para a Reforma através de movimentos como os franciscanos, valdenses, escolasticismo, misticismo e humanismo. Há também um destaque para figuras emblemáticas do período antes da Reforma: Wycliffe e Hus.

       O último capítulo é importantíssimo: "A validade permanente da teologia da Refoma". Em uma época em que o "novo" é visto como essencialmente bom e o passado não tão valorizado por parte do povo evangélico, é muito bom lermos sobre conceitos teológicos tão caros para o Cristianismo e que foram ardentemente discutidos pelos reformadores como: soberania e cristologia; Escrituras e eclesiologia; culto e espiritualidade; ética e escatologia.

      Todo o livro é excelente. Mas, para mim um dos aspectos mais importantes são os estudos sobre Zuínglio e Menno Simons. Dos quatro refomadores estudados na obra, eles foram os que mais lutaram por uma mudança radical na estrutura da igreja. Rejeitaram de forma mais contudente o modelo herdado pela igreja de Roma do que Lutero e Calvino. Mas, infelizmente são muito pouco estudados no Brasil. Não deixaram uma igreja poderosa do ponto de vista econômico. Vale, então, o popular ditado: "a história é escrita pelos vencedores".

       Para quem deseja saber mais sobre Menno Simons, há uma biografia sua disponível gratuitamente em português no site: http://www.elcristianismoprimitivo.com/Index%20portuguese.htm
George Gonsalves

6 de dezembro de 2011

VEM AÍ: 14ª CONSCIÊNCIA CRISTÃ


O Encontro para a Consciência Cristã tem se notabilizado pela grande plêiade de preletores que têm participando do evento, ao longo das suas últimas treze edições. Para 2012, a direção do encontro convidou dezenas de palestrantes e pregadores da fé cristã, que têm se destacado no meio evangélico brasileiro na atualidade. A grande novidade da próxima edição do encontro, será a participação de Norman Geisler, que tem sido considerado um dos principais apologistas cristãos do mundo.

Confira alguns dos preletores do 14° Encontro para a Consciência Cristã:

NORMAN GEISLER – EUA

Norman L. Geisler (n. 1932) é um apologista cristão e co-fundador do Southern Evangelical Seminary localizado em Charlotte, Carolina do Norte. Ele foi professor universitário por cinqüenta anos

RUSSEL SHEDD - IB/SP

Russell Shedd nasceu na Bolívia, onde seus pais, Leslie Martin e Della Johnston eram missionários entre os índios. Aos cinco anos Shedd esteve pela primeira vez nos Estados Unidos, onde completou seus estudos e graduou-se em teologia

AUGUSTUS NICODEMUS LOPES – MACKENZIE/SP

Augusturs Nicodemus é ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil, chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É mestre em Novo Testamento pela Universidade Reformada de Potchefstroom (África do Sul)

HERNANDES DIAS LOPES – IPB – VITÓRIA/ES

Hernandes Dias Lopes tem participado do Encontro para a Consciência Cristã desde 2004. Em 2012, ele fará a abertura da décima quarta edição do evento, no dia 15 de fevereiro.

WALTER MCALISTER - ICNV/RJ

Walter, nascido nos Estados Unidos e naturalizado brasileiro, tem uma sólida formação acadêmica e teológica, que inclui os cursos de graduação e mestrado em disciplinas como psicologia e estudos bíblicos na América

PAULO CÉZAR - LOGOS/SP

Formado pastor pelo seminário Palavra da Vida, é cantor e compositor, tendo até aqui 78 músicas gravadas pelo próprio grupo, sendo ainda produtor de todas as gravações já feitas.

HERMISTEN MAIA - IPB/SP

Hermisten Maia Pereira da Costa é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Mestre e doutor em Ciências da Religião, é bacharel em Teologia e possui formação em Filosofia e Pedagogia.

MAURO MEISTER - IPB/SP

Mauro Meister é Professor de Antigo Testamento e Coordenador do programa de Mestrado em Divindade (MDiv.) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. É graduado pelo Seminário Presbiteriano do Sul.

JOAQUIM ANDRADE - CREIA/SP

Joaquim de Andrade é diretor Executivo do Centro Religioso de Estudos e Informações Apologéticas - CREIA, ex pesquisador do Instituto Cristão de Pesquisas - ICP

RICARDO BITUN – IEM/SP

O coordenador do Trabalho de Graduação Interdisciplinar - TGI da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, Ricardo Bitun é um dos preletores que a Visão Nacional para a Consciência Cristã – VINACC

ADAUTO LOURENÇO – IPL/SP

Adauto Lourenço é formado em Física pela Bob Jones University, USA e possui Mestrado pela Clemson University, USA. É conferencista internacional, tendo-se envolvido ativamente com o Criacionismo Científico e feito palestras

PR. SILAS CAMPOS - IB- SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP

Silas Campos recebeu treinamento teológico no San Diego Christian College, EUA. É um dos diretores da Editora Fiel. Foi pastor e fundador da Igreja Batista da Graça, em S. José dos Campos-SP, de 1986 de 1994.

CIRO SANCHES ZIBORDI – AD/RJ

Ciro Sanches Zibordi é pastor pela Igreja Assembléia de Deus em Cordovil, Rio de Janeiro. É escritor e articulista com vários textos publicados pela CPAD – Casa Publicadora das Assembléias de Deus

RENATO VARGENS –ICNA/RJ

Renato Vargens é pastor presidente da Igreja Cristã da Aliança em Niterói - RJ, além de conferencista e escritor com dez livros publicados, a exemplo dos títulos: Sim, é Possível; Quando o Milagre Acontece;

RICARDO MARQUES - IBC- FORTALEZA

Ricardo Marques, membro da Igreja Batista Central de Fortaleza, no Ceará, será um dos preletores da 14ª edição do Encontro para a Consciência Cristã, que será realizado entre os dias15 e 21 de março de 2012, no Parque do Povo

NORMA BRAGA-IPB - CE

Norma Braga é escritora e professora. Atualmente, trabalha com tradução e revisão para editoras como Hagnos e Thomas Nelson. Doutorou-se em literatura francesa pela UFRJ, onde estudou a teoria literária francesa da modernidade

Maiores informações: http://www.conscienciacrista.net/

1 de dezembro de 2011

TODAS AS COISAS NOS SERÃO ACRESCENTADAS?


por Silvana Sales

      “Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas”. (Mateus 6:33).


   Passei boa parte da minha vida entendendo este texto de maneira bem diferente do que realmente Jesus quis nos ensinar.
   É impressionante como, por alguma razão que eu mesma desconheço, fazemos por tantas vezes uma leitura tão descuidada da Palavra de Deus. E tantas outras que costumamos omitir ou acrescentar  por descuido, negligência. ou quem sabe até, por orgulho.
  Quantas vezes já ouvi mensagens, canções ou até mesmo palavras individuais com uma interpretação quase que unânime deste texto da seguinte maneira: “buscai primeiro o reino de Deus e todas as coisas vos serão acrescentadas”... Mas não é isso que o texto nos diz.
   Lendo cuidadosamente o contexto, vemos Jesus falando claramente de alimentos, vestes e do cuidado que Deus dispensa a todas as coisas criadas. Sua maravilhosa provisão vai desde os pardais, lírios do campo, até a coroa da sua criação: os homens.
    Daí a ordem: Busquem em primeiro e creio, em único lugar o seu Reino e todas essas coisas nos serão acrescentadas. Percebi como uma só palavra faz toda a diferença. Jesus não nos fala "todas as coisas", mas todas "essas coisas". A que coisas Jesus se refere? Obviamente ao que vinha falando anteriormente: vestes, alimento, enfim, sua maravilhosa provisão.
    Jesus nunca nos prometeu coisas do tipo carro, casa, casamento... Jesus nos prometeu cuidar de nós, e dar-nos aquilo que é necessário para sobrevivermos. Paulo estava absolutamente cônscio disso quando escreveu a Timóteo: “tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes” (1ª Timóteo 6:8).
   É lamentável a barganha que se faz hoje com base nesse versículo tão simples e maravilhoso. Vemos uma espécie de “conselho” a descrentes e até aos novos na fé: "busquem o reino de Deus e todas as coisas serão acrescentadas" e é óbvio que quem assim  fala, pensa nesta barganha: "faça isto e ganharás aquilo ..."
   Hoje compreendo que tal mensagem é inaceitável por fugir da essência divina. Não é do caráter de Deus barganhar com o homem. Ele nunca nos prometeu nada daquilo que realmente precisamos: comer, vestir...
   Busquemos o reino de Deus, jamais pensando em obter algo em troca. Penso que nossa função é: cuidar das coisas do Reino, e Ele certamente cuidará de nós.

Você pode também gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...