10 de dezembro de 2011

TEOLOGIA DOS REFORMADORES

TÍTULO: TEOLOGIA DOS REFORMADORES
AUTOR: TIMOTHY GEORGE
Edições Vida Nova, São Paulo-SP, 2004, 339p.


        O autor trata especificamente da vida e obra de quatro importantes teólogos da Reforma Protestante, no século XVI. O primeiro é visto no capítulo 3 - Ansiando pela graça: o alemão Martinho Lutero. Depois, lemos sobre o reformador de Zurique, na Suiça: Ulrich Zuínglio (cap. 4 - Algo corajoso para Deus). Passamos pelo teólogo francês que participou da Reforma em Genebra: João Calvino (cap. 5 - Glória a Deus) e terminamos com Menno Simons, líder anabatista na Holanda (cap. 6 - Nenhum outro fundamento).

       A obra ainda traz uma ótima introdução e um capítulo que nos coloca no cenário preparado para a Reforma através de movimentos como os franciscanos, valdenses, escolasticismo, misticismo e humanismo. Há também um destaque para figuras emblemáticas do período antes da Reforma: Wycliffe e Hus.

       O último capítulo é importantíssimo: "A validade permanente da teologia da Refoma". Em uma época em que o "novo" é visto como essencialmente bom e o passado não tão valorizado por parte do povo evangélico, é muito bom lermos sobre conceitos teológicos tão caros para o Cristianismo e que foram ardentemente discutidos pelos reformadores como: soberania e cristologia; Escrituras e eclesiologia; culto e espiritualidade; ética e escatologia.

      Todo o livro é excelente. Mas, para mim um dos aspectos mais importantes são os estudos sobre Zuínglio e Menno Simons. Dos quatro refomadores estudados na obra, eles foram os que mais lutaram por uma mudança radical na estrutura da igreja. Rejeitaram de forma mais contudente o modelo herdado pela igreja de Roma do que Lutero e Calvino. Mas, infelizmente são muito pouco estudados no Brasil. Não deixaram uma igreja poderosa do ponto de vista econômico. Vale, então, o popular ditado: "a história é escrita pelos vencedores".

       Para quem deseja saber mais sobre Menno Simons, há uma biografia sua disponível gratuitamente em português no site: http://www.elcristianismoprimitivo.com/Index%20portuguese.htm
George Gonsalves

Um comentário:

Gabi disse...

Deus continue abençoando este trabalho. abraços e fique na paz do Senhor Jesus
www.mensagensedificantes.com

Você pode também gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...