6 de novembro de 2011

ENSAIOS SOBRE A HISTÓRIA DA IGREJA

ENSAIOS SOBRE A HISTÓRIA DA IGREJA
AUTOR: JUSTO GONZÁLEZ
EDITORA HAGNOS, 2010, 142p.


    O cubano Justo González é um dos historiadores da igreja mais lidos no Brasil, especialmente por sua obra História Ilustrada do Cristianismo, publicada pela Editora Vida Nova em dez volumes.
       Na obra que passo comentar ele reúne cinco ensaios: 1- O lugar da história no currículo tecológico; 2- Como estudar e aplicar a história da igreja; 3- A tarefa pastoral na história da igreja; 4- Os últimos dias na história da igreja e 5- À luz da história, para onde vai a igreja?. Todos são fruto de conferências proferidas no Chile, Paraguai e Argentina, em 2001.
     Com olhar perspicaz, González procura abrir os nossos olhos para a conexão entre a interpretação teológica que temos com a que fazemos da história da igreja: "a nossa interpretação do passado reflete sempre nossa circunstância presente" (p. 29). Deste modo, somos inclinados a perceber a história como uma ferramenta legitimadora de nossas posições. Para mim, o mais importante ensaio está no segundo capítulo: "Como estudar e aplicar a história da igreja". Neste, ele nos dá ferramentas teóricas importantes sobre o  estudo da historiografia eclesiástica.          
       Livro teórico muito bom para àqueles que desejam se enveredar pelo fascinante estudo da história da igreja cristã. Ele deveria ser lido antes dos livros de história propriamente ditos. Talvez, estes fossem lidos de forma mais proveitosa.
    George Gonsalves
      
   
   

Nenhum comentário:

Você pode também gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...