21 de outubro de 2011

COMBATE AO NEO-ATEÍSMO

LIVRO: O DEBATE SOBRE DEUS - RAZÃO, FÉ E REVOLUÇÃO
AUTOR: TERRY EAGLETON
EDITORA: NOVA FRONTEIRA, 2011, 167p.


        Terry Eagleton, professor de literatura inglesa na Universidade de Lancaster, na Inglaterra, tem se tornado um dos mais importantes críticos do chamado neo-ateísmo, conjunto de ideias contra a religião difundidas especialmente por Richard Dawkins, Sam Harris, Christopher Hitchens e Daniel Dennett, apelidados de: os quatro cavaleiros do apocalipse.

        Este livro foi originado a partir de conferências da Fundação Dwight H. Terry sobre religião à luz da ciência e da filosofia. É dividido em quatro capítulos (A escória da terra; a revolução traída; fé e razão e cultura e barbárie).

      O autor concentra seus ataques a Dawkins e Hitchens. Para ele, estes são fundamentalistas às avessas, ignorantes quanto à religião - "a forma mais poderosa, difusa e persistente de cultura popular que a história humana já conheceu" (p. 55). São também ingênuos quanto às possibilidades da ciência. Em um trecho ele afirma: "A ciência, assim, lida com certos dogmas, como acontece com qualquer outra forma de conhecimento" (p. 121).

      Eagleton não combate o ateísmo pela via da apologética cristã, como o fazem Alister Mcgrath, John Lennox ou William Lane Craig. Como intelectual humanista, procura lutar no próprio campo de batalha do adversário, mostrando as contradições e incoerências do projeto neo-ateísta com um escrita marcada pela elegância de estilo e uma fina ironia. Ótima leitura.

George Gonsalves










2 comentários:

Anônimo disse...

O que pode ser afirmado sem provas também pode ser rejeitado sem provas.

Se deus queria que as pessoas acreditassem nele, por que então ele inventou a lógica?

Mitologia é o nome que damos às religiões dos outros.

O homem é tão egoísta que é preciso falar em recompensa em outra vida, para que ele pratique o bem nesta.

Deus deseja prevenir o mal, mas não é capaz? Então não é onipotente. É capaz, mas não deseja? Então é malevolente. É capaz e deseja? Então por que o mal existe? Não é capaz e nem deseja? Então por que lhe chamamos Deus?

criaturadeDeus disse...

Meu querido...Deus deseja prevenir o mal sim e o faz com a Sua Palavra. O homem que apesar de capaz (com a ajuda de DEUS sempre) que nao deseja.

Você pode também gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...