3 de setembro de 2011

LIVRO DE JOHN PIPER SOBRE MISSÕES

LIVRO: COMPLETANDO AS AFLIÇÕES DE CRISTO
AUTOR: JOHN PIPER
EDITORA SHEDD PUBLICAÇÕES, 2010, 144p.

          Terceiro livro da coleção Os cisnes não estão slenciosos (os outros são O sorriso escondido de Deus e O legado da alegria soberana), todos escritos por John Piper. Este trata do custo de levar o evangelho para as nações na vida de William Tyndale, John Paton e Adoniram Judson.

          Na introdução o autor procura explicar o significado do texto de Colossensse 1:24, em que Paulo diz: "Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja". Nos capítulos seguintes aplica o texto na vida dos biografados.

          O capítulo um trata de William Tyndale (1494-1536). Ele morreu estrangulado e, após, seu corpo foi queimado na fogueira aos 42 anos de idade por ordem do rei da Inglaterra, Henrique VIII. Seu crime: ter traduzido para o inglês o Novo Testamento.

         O segundo capítulo narra a trajetória de John Paton (1824-1907). O missionário escocês se tornou célebre ao evangelizar nativos canibais nas ilhas conhecidas como Novas Hébridas. Sua coragem, abnegação e sucesso na conversão de muitos se tornaram fonte de inspiração para muitos jovens evangelistas.

          O capítulo terceiro é dedicado ao norte-americano Adoniram Judson (1788-1850), que trabalhou por mais de três décadas na Birmânia, atual Miamar. Na verdade não só a ele, mas também às suas três esposas (ele se tornou vúvo duas vezes): Ann (também chamada Nancy), Sarah e Emily, que realizaram um profícuo trabalho ao lado de Judson.

          Na conclusão, John Piper nos instiga a pensar sobre o martírio e o quanto estamos dispostos a sofrer pela causa do evangelho.

          Fiquei muito tocado pela leitura deste livro. Suas páginas me emocionaram e me humilharam. Tyndale, Paton e Judson, assim como suas esposas, possuem uma devoção e coragem incomum para nossos tempos. Não tinham suas vidas como preciosas, contanto que cumprissem suas carreiras. Não buscavam conforto, nem segurança, mas o cumprimento da vontade de Deus em suas vidas.

            Recomendo com fervor a leitura desta obra a todos os cristãos. Quem sabe poderá nos levar a refletir sobre a superficialidade com que encaramos nossas responsabilidades no reino de Deus.
George Gonsalves








Nenhum comentário:

Você pode também gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...