30 de setembro de 2011

AVIVAMENTO POR LLOYD-JONES

LIVRO: AVIVAMENTO -  MARTIN LLOYD-JONES
EDITORA PES, 1992, 320p.


         Um verdadeiro clássico da espiritualidade cristã no século XX. Aqui, o famoso pregador da capela de Westminster nos instrui sobre a história e as bases bíblicas do avivamento.

        Há várias referências ao avivamento do século XVIII, mas a ênfase recai sobre o que ocorreu no ano de 1859, que ele descreve como "aquele ano maravilhoso na história do povo de Deus" (p. 98). Ver artigo:http://igrejabatistadoverbo.blogspot.com/2010/03/resposta-de-deus-1859.html. Naquele ano partes da Europa e os Estadios Unidos foram sacudidos por um "memorável movimento do Espírito de Deus" (p. 11).

        Lloyd-Jones destaca que um mover poderoso do Espírito não respeita a "normalidade" litúrgica imposta pela igreja: "Num avivamento vocês vêem homens e mulheres gemendo, agonizando sob a convicção o pecado. Estão tão cônscios da sua própria indignidade, e da sua vileza, que sentem que não podem continuar vivendo" (p. 45).

        Em um trecho, ele fala sobre o valor da emoção na adoração: "Não, não queremos sentimentalismo doentio e piegas; queremos emoção, essa qualidade dada por Deus. Quando foi a última vez que vocês verteram lágrimas por causa da distância que se encontram de Deus? [...] Quando foi a última vez que choramos de alegria, de pura alegria por causa do senso da presença de Deus? (p. 82).

       Livro indispensável para quem quer entender mais sobre este fenômeno espiritual chamado de avivamento. Ele certamente aquecerá o seu coração.

George Gonsalves










Nenhum comentário:

Você pode também gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...