21 de julho de 2011

LIVRO SOBRE HISTÓRIA DO CRISTIANISMO

LIVRO: QUANDO NOSSO MUNDO SE TORNOU CRISTÃO (312-394)
AUTOR: PAUL VEYNE
EDITORA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA, 2010, 285p.



   O francês Paul Veyne é arqueólogo e historiador, especialista em Roma antiga. Aqui ele faz uma excelente análise de um período importantíssimo, não só para a igreja cristã, como para todo o mundo ocidental: 312-394, ou seja, do anúncio da conversão do imperador romano Constantino ao cristianismo até a vitória de Teodósio sobre o partido pagão.      
  Logo nas primeiras páginas ele coloca sua opinião sobre a controvertida conversão de Constantino: "Longe de ser o calculista cínico ou o supersticioso de que se falava ainda recentemente, ele foi, na minha opinião, um homem de larga visão: sua conversão permitiu-lhe participar daquilo que ele considerava uma epopeia sobrenatural, de assumir a direção desse movimento e, com isso, a salvação da humanidade..." (p. 12/13). Ou seja, para Veyne o imperador romano foi sincero em sua disposição de abraçar a fé cristã, afirmando que a religião, a qual se misturam sempre interesses fortemente temporais, não deixa de ser por isso uma paixão específica" (p. 84). Seus argumentos ao longo do livro me parecem convincentes.
   No capítulo 2, "Uma obra-prima: o cristianismo", o autor faz declarações ousadas como: "Poucas religiões - talvez nenhuma - conheceram no correr dos séculos um enriquecimento espiritual e intelectual igual ao do cristianismo" (p. 35). Para ele, a originalidade da fé cristã consiste mais na relação mútua apaixonada entre Deus e a humanidade, do que no monoteísmo. Esta mensagem seduziu os povos que habitavam no império romano.   
   Veyne também atribui o sucesso da fé cristã ao estabelecimento de um organismo completo, que dava abrigo aos fiéis: a igreja, que conseguia atrair pessoas de todas as classes da sociedade.
   O livro também traz um interessante apêndice com o título: "Politeísmos ou monolatria no judaísmo antigo".
                                     George Gonsalves  
   
   

Nenhum comentário:

Você pode também gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...