28 de julho de 2011

ÓTIMO LIVRO DE ECLESIOLOGIA

LIVRO: VINHO NOVO ODRES NOVOS -VIDA NOVA PARA A IGREJA
AUTOR: HOWARD SNYDER
EDITORA: ABU, 2001, 252p.

          Howard Snyder toma por base os versículos 37 e 38 do capítulo 5 do evangelho de Lucas que diz: “E ninguém põe vinho novo em odres velhos, pois o vinho novo rebenta os odres velhos, estragando-se os odres e derramando-se o vinho. Vinho novo deve ser posto em odres novos.” O autor interpreta os odres como as estruturas funcionais da igreja e o vinho novo como o evangelho do reino, como podemos ler: “Jesus faz distinção aqui entre algo essencial e primário (o vinho) e algo secundário mas também necessário e útil (os odres). Os odres seriam supérfluos sem o vinho. Essa distinção é fundamental para a vida da igreja. Existe aquilo que é novo, poderoso e essencial - o evangelho de Jesus Cristo. E existe aquilo que é secundário, subsidiário, feito por mãos humanas. São os odres – tradições, estruturas e padrões de conduta e ação, que se desenvolveram ao redor do evangelho” (pág. 14).
         Toda a preocupação do autor é na relação entre esses odres e o vinho do evangelho. O livro foi escrito numa linguagem clara e acessível, e eu recomendo a todos os irmãos, seja líder ou não. A obra é dividida em quatro partes com quinze capítulos dos quais eu destaco: O evangelho aos pobres (cap. 3), assunto quase esquecido em nossos dias, Igrejas, Templos e Tabernáculos (cap. 4),  em que ele destaca que o nosso Deus não é estático mas um Deus que se move, bem como, o sacerdócio de todos os crentes, Os edifícios das igrejas são supérfluos ? (cap. 5), O lugar dos dons espirituais (cap. 11) capítulo este subdividido em cinco tópicos: A tendência de negar ou desacreditar os dons espirituais, A tendência de superindividualizar os dons espirituais, A tendência de confundir dons espirituais com capacidades inatas, A tendência de exagerar alguns dons e desprezar outros e A tendência de separar os dons espirituais da cruz.
        Vinho Novo Odres Novos rompe com o paradigma de igreja vigente apontando para uma estrutura não institucional mas para uma estrutura em que o vinho novo do evangelho pode ser vivido.
Roberto Pereira

Nenhum comentário:

Você pode também gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...