23 de junho de 2011

EXPRESSÕES E PALAVRAS



"... E atentou O Senhor para Abel e para sua a oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante. E O Senhor disse a Caim: por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? " (Gênesis 4:5-6).


          Estou certa de que o semblante é uma manifestação do que está dentro de nós e Caim, o primeiro homicida, mostrou-nos claramente isso. Um aspecto tombado pelo peso da sua ira.
          Nosso semblante denuncia-nos quando estamos preocupados ou aliviados, saudáveis ou enfermos, tristes ou alegres, animados ou vencidos pelo desânimo, ou mesmo ressentidos. Serve-nos de sinal, uma espécie de alerta quando as coisas não vão muito bem dentro de nós.
          É lamentável o momento em que vivemos. A era do culto ao corpo em que nada parece mais importante aos homens que tentar mascarar seu estado interior super valorizando a aparência exterior. Intervenções cirúrgicas, academias, técnicas de maquiagem parecem tomar o lugar daquilo que deveria ser o mais importante, o cuidado com o coração. E todo esse esforço é vão, pois tais artifícios seriam incapazes de transformar um coração triste, amargurado, ou preocupado, num semblante feliz e tranquilo.
        Segundo o escritor de provérbios, o coração alegre aformoseia o rosto. Não existe um meio mais simples de alcançar a verdadeira beleza senão por esse intermédio. E é óbvio que o conceito de alegria na Bíblia é completamente diferente da noção que o mundo tem. A alegria de que trata as Escrituras é fruto de um encontro pessoal e legítimo com Cristo.
           Por tudo isso fica-nos dois importantes conselhos:
     Cuidemos do nosso interior cultivando sentimentos saudáveis para que possamos expressar em nossa face o que de melhor Deus nos concedeu e sejamos sensíveis o suficiente para observar nos semblantes aquilo que por alguma razão os lábios silenciam. As expressões nos falam muito mais do que palavras.
Silvana Sales



Nenhum comentário:

Você pode também gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...