14 de maio de 2011

BIOGRAFIA DE WESLEY

LIVRO: JOÃO WESLEY - SUA VIDA E OBRA
AUTOR: MATEO LELIÈVRE
EDITORA VIDA, 1997, 373p.


Biografia de um dos grandes evangelistas da história moderna da igreja. Segundo estimativas, o inglês John Wesley (1703-1791) viajou mais de 600.000 km (o que daria para dar mais de uma volta completa no planeta) nos seus cinquenta anos de ministério. Teria também proferido cerca de 40.000 sermões. Um fenômeno de vigor e dedicação. Parece que eram verdadeiras as palavras que um dia pronunciou: "Entre mim e a ociosidade existe um divórcio total" (p. 287).

A obra de Wesley e a dos metodistas (movimento que ajudou a fundar) foi estudada por inúmeros historiadores não cristãos. Inclua-se aí, um dos maiores expoentes da história social, o inglês E.P. Thompson, que faz menção aos metodistas em dois livros clássicos da historiografia do século XVIII: Costumes em comum e Formação da classe operária inglesa.

Aqui, o autor relata de forma resumida (o grande problema do livro) alguns dos principais eventos de sua vida como: a controvérsia com Whitefield, seu protesto contra a escravidão e sua participação no avivamento ocorrido no século XVIII. Há uma pequena introdução sobre a Inglaterra do início do século XVIII. No final, há um capítulo dedicado à repercussão da obra dos metodistas naquele país e nos Estados Unidos, assim como na historiografia inglesa.

Excelente. Deve ser lido, mesmo por aqueles que não comungam de sua teologia.

George Gonsalves

Um comentário:

mara oliveira disse...

Li esse livro a muitos anos atrás... fiquei encantada com a força desse homem.... precisamos de mais John Wesley's em nosso tempo.....

Você pode também gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...