25 de março de 2011

OS DESÍGNIOS DE DEUS

  UMA REFLEXÃO SOBRE O TERREMOTO NO JAPÃO



"As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem..."
DEUTERONÔMIO 29:29

          No último dia 11 de março o mundo foi surpreendido com mais uma notícia de uma catástrofe de grandes proporções: o maior terromoto da história do Japão criou um tsunami que devastou parte do litoral daquele país. No momento em que escrevo este artigo a estimativa é de que mais de 25.000 pessoas tenham perdido a vida. Cidades praticamente inteiras foram varridas do mapa.
          Mais uma vez líderes evangélicos se levantaram para falar do que está oculto aos homens, daquilo que pertence ao domínio d'Aquele que tudo sabe e tudo governa. Ante a perplexidade de imagens impressionantes de destruição e a "necessidade" de explicar aos fiéis estes acontecimentos duas explicações têm aparecido com mais frequência.
          A primeira explicação diz que o Senhor não é o controlador dos eventos naturais, portanto, Ele foi pego também de surpresa pelo terremoto. Nesta ideia, não se pode conceber que Deus aja de forma a punir qualquer nação, pois assim Deus não seria amoroso.
          Há também os "profetas apocalípticos". Esbravejam dizendo que Deus está punindo o Japão por ser uma nação pagã (cerca de apenas 2% da população se declara cristã). Para estes, não há empenho em ajudar as vítimas da tragédia, pois são culpadas por ela.
          Para mim as duas explicações são equivocadas. A primeira, reduz o Deus revelado nas Escrituras a uma pobre concepção humanista. A Bíblia retrata o homem não como uma vítima, mas como pecador e rebelde ao plano de Deus. Assim, o Senhor já executou juízo contra nações no passado (Gên. 18; Is. 13 a 19) e o fará no futuro. E Ele é totalmente justo ao fazê-lo. Alguém pode não gostar disto, mas é assim que as Escrituras o descrevem. Ele governa todas as coisas e não há nada neste mundo que fuja ao seu domínio (de pardais a placas tectônicas).
          De outro modo, aqueles que afirmam que Deus está punindo uma nação pagã dão um tiro no escuro. É pretensão falar aquilo que Deus não explicou. Não sabemos os pensamentos de Deus. As nações no Antigo Testamento eram inimigas do povo de Deus. Hoje a igreja está espalhada por quase todos os países do globo. O terremoto no Japão atingiu também os cristãos que lá vivem. Sabemos que a vontade de Deus é salvar os homens, ou seja,inclusive os pagãos. Só o próprio Deus poderá nos dizer as razões últimas deste evento e não me consta que Ele tenha contado para alguém. Devemos reconhecer a nossa ignorância e pequenez.
          No entanto, a Bíblia é clara em dizer o que devemos fazer ao próximo: amar. E isto implica em orar por ele (Mt. 5:44), sentir suas dores (Rm. 12:15), dar alimento (Rm. 12:20), etc. Isto é o que devemos fazer em relação a qualquer vítima de tragédia. Deixemos, pois, a Deus àquilo que nos é encoberto, e vivamos os preceitos que nos foram revelados.
George Gonsalves

Nenhum comentário:

Você pode também gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...