12 de fevereiro de 2011

PASTOR CONTEMPLATIVO

LIVRO: O PASTOR CONTEMPLATIVO
AUTOR: EUGENE PETERSON
MUNDO CRISTÃO, 2008, 175p.


         O pastor presbiteriano Eugene Peterson já tem quase 80 anos de idade e cerca de 50 anos de trabalho pastoral, mas desde o início de seu serviço tomou uma decisão: nunca pastorear uma igreja com mais membros do que pudesse chamar pelo nome. Assim, apesar de seu enorme prestígio, ele pastoreia uma igreja de cerca de trezentos membros há mais de 26 anos, em Maryland, Estados Unidos.

          Neste livro ele faz valer o honroso título que alguns lhe deram: "pastor de pastores". Ele propõe um modelo de ministério pastoral centrado nos princípios bíblicos, e não nos desejos do povo: "Muitos pastores, compreendendo que as pesquisas de opinião repudiam inteiramente o conceito que têm de si, submetem-se ao veredicto sociall e tornam capelães para a cultura" (p. 39).

         Para ele o mais importante não é o número de membros arrolados ou a quantidade de tarefas executadas pelo pastor, mas sua capacidade de permanecer fiel ao trabalho que lhe foi confiado por Deus. Ele escreve em uma bela passagem: "Como é natural, temos muito a ensinar e muito a fazer, mas nossa tarefa principal é ser" (p. 72).

          No livro, Peterson narra várias experiências pessoais, como o retiro de um ano que fez ao lado de sua esposa. O último capítulo traz vários poemas escritos pelo pastor.

          Sua escrita é poética, clara e sincera. Excelente texto para todos, não só para pastores.

George Gonsalves

Um comentário:

otavio da sal da terra disse...

esse pastor tem toda razão de que adianta a igreja ter uma multidão e o pastor não conhecer quase nimguem . meu sonho pastorear uma igreja com poucos membros,onde possa conhecer todos e saber das suas alegrias , tristezas e dificuldades , eu aprendi com meu pastor acacio que já é senhor sexagenario que igreja è ser humano não predio de tijolo que vai cair um dia , pois cristo disse que não vai ficar pedra sobre pedra de nada qua esteja em pé graça e paz

Você pode também gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...