12 de julho de 2010

DIÁRIO DE JOHN WESLEY

DIÁRIO DE JOHN WESLEY – O PAI DO METODISMO
 (EDIÇÃO COMPACTA)
Arte Editorial, 2009, 422p.


       John Wesley (1703-1791) foi um dos mais bem sucedidos evangelistas da recente história da igreja. O seu diário, publicado em forma compacta, revela muito do seu caráter e seu incessante trabalho através da Inglaterra, Escócia e Irlanda. 
        Fiquei impressionado com o seu vigor e compromisso com a pregação da palavra. A ministração do evangelho ao ar livre não era comum em seu tempo e até mesmo visto por muitos como um sacrilégio. Quando começou seu ministério fora dos templos ele anotou: “Mal pude me reconciliar comigo mesmo, a princípio, por este estranho modo de pregar nos campos” (29/03/1739). Contudo, sentiu seu chamado para esta missão, e tão forte que pôde escrever no mesmo ano: “O mundo todo é minha paróquia” (p. 100).
       O trabalho de Wesley foi tão intenso que ele curiosamente escreveu em 02 de abril de 1764: “Tive um dia de descanso” (p. 267). Encontramos uma anotação sua aos 86 anos pregando para uma multidão que ele calculou em mais de vinte e cinco mil pessoas (p. 357). Calcula-se que a distância que ele percorreu (a pé ou a cavalo) no seu trabalho de evangelização é suficiente para dar três voltas no planeta.        
       Percebemos nas suas anotações que ele não fundou especificamente uma igreja, mas liderou um movimento: o Metodismo, caracterizado pela ênfase na santidade e divulgação do evangelho.
      Recomendo a leitura deste livro a todos os líderes eclesiásticos e àqueles que estão comprometidos com a evangelização. Que Deus levante mais homens como Wesley em nosso tempo. 
George Gonsalves




Nenhum comentário:

Você pode também gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...