22 de março de 2010

LIVROS SOBRE A HISTÓRIA DA IGREJA

TESTEMUNHA FIEL – VIDA E OBRA DE WILLIAM CAREY
Autor: Timoth George. Ed. Vida Nova, 1998.


        Autor do excelente Teologia dos Reformadores, Timoth George traça no livro em questão um perfil humano e sereno de William Carey, conhecido como “o pai das missões modernas”. Apesar de ressaltar o maravilhoso trabalho do missionário na Índia do século XVIII, ele evita o equívoco de determinados biógrafos que não escrevem sobre problemas, dúvidas e pecados dos seus biografados.
        Timoth George mostra que Carey foi acometido por dúvidas sobre seu real chamado. No final de sua vida ele teria ficado muito envolvido pela cultura local, com tradução de livros para diversos idiomas locais, ao ponto de sofrer críticas de seus amigos por estar colocando a evangelização da Índia em segundo plano.
        Mas, o que mais salta aos olhos é a coragem e perseverança de alguém que levou a sério a obra missionária, fazendo com que o título do livro seja apropriado. Livro bem escrito e que vai incendiar os corações de obreiros apaixonados peça obra missionária.

___________________________________

SANTOS NO MUNDO. OS PURITANOS COMO REALMENTE ERAM
Autor: Leland Ryken. Ed. Fiel, 1992, 288p.


        Este é um dos belos livros existentes em português sobre o puritanismo, movimento fecundo e importante nascido na Inglaterra do século XVII, mas que estende suas raízes até os nossos dias. Um exemplo disso são os inúmeros livros de autores puritanos que podem ser encontrados em nossas livrarias e bibliotecas: John Owen, Richard Baxter e John Bunyan, por exemplo.
        Aqui, o autor procura traçar um perfil dos puritanos não de forma cronológica, mas por temas como dinheiro, trabalho e casamento. A abundância de citações enriquece bastante o livro. Temos, assim, durante todo o livro textos dos próprios puritanos sobre os assuntos abordados.
       O autor também não se exime de opinar, às vezes negativamente, sobre alguns pensamentos puritanos, como na visão restrita que tinham sobre o lazer. As várias gravuras e fotos dão um toque especial a este ótimo livro. 

 ___________________________________

RAÍZES DA RESTAURAÇÃO – A GÊNESE HISTÓRICA DO CONCEITO DE VOLTA À BÍBLIA
Autor: C. Leonard Allen & Richard T. Hughes. Ed. Vida Cristã, 1998, 181p.


        Na história da igreja cristã houve diversas comunidades que tiveram a pretensão de restaurar sua doutrina à da igreja primitiva. É sobre estes grupos que escrevem os autores, ambos doutores em História do Cristianismo pela Universidade de Iowa, Estados Unidos.
        Eles abordam grupos como os puritanos, anabatistas, discípulos de Cristo e pentecostais, enfatizando semelhanças e diferenças entre eles. Como sempre acontece em obras deste tipo, alguns movimentos importantes não foram mencionados. Eu citaria como exemplo, os valdenses e os irmãos de Plymouth.
       Apesar das lacunas, trata-se de uma obra importantíssima, em especial para nossos dias em que igrejas são levantadas diariamente sem a mínima intenção de adequar suas práticas aos parâmetros estabelecidos pelo novo testamento. O livro também traz uma boa bibliografia para pesquisa, infelizmente de livros em língua inglesa.

George Gonsalves

Nenhum comentário:

Você pode também gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...